Um dos mais tradicionais festivais de cinema do Brasil, a Mostra Tiradentes, está de volta para sua 25ª edição. Dessa vez, o festival será inteiramente online, mas o Plano Aberto não deixará de cobrir os principais filmes da temporada.
Na iminência do retorno dos festivais presenciais de cinema, a chegada da variante omicrôn cancela de última hora a edição presencial da 25ª Mostra de Tiradentes e faz com que o festival retome para seu formato online, como foi no ano de 2021.
Lamentando este novo adiamento da nova ao normal e a possibilidade da vivência completa do que é um festival de cinema (que vai muito além de ver os filmes), seguimos o esforço crítico neste ano de 2022 com a cobertura online pelo Plano Aberto, através do crítico Michel Gutwilen, com um olhar atento aos termômetros do novíssimo cinema brasileiro que saem da Mostra Aurora, as sub-mostras conjuntas de curtas que dialogam entre si, e, na medida do possível, de entrevistas com os personagens deste universo cinematográfico.
-
Série 1 – Mostra Foco (A Morte de Lázaro; Ingra!; Bicho Azul; Iceberg; Prosopopeia)
-
Seguindo Todos os Protocolos, de Fábio Leal
-
A Colônia, de Mozart Freire e Virgínia Pinho
-
Sessão Bruta, de Duca Caldeira, Gabriela Luíza e Pink Molotov
-
Panorama, de Alexandre Wahrhaftig
-
Maputo Nakuzandza, de Ariadine Zampaulo
-
Extremo Ocidente, de João Pedro Faro